O Mapeamento de Perfil Comportamental

O Mapeamento de Perfil Comportamental Profiler foi desenvolvido com amplos estudos e pesquisas para ser utilizado como ferramenta de apoio em Gestão de Recursos Humanos, buscando maximizar o potencial individual através da satisfação e adequação ao cargo. A sua utilidade é demonstrada na gestão de talentos e gestão da felicidade no trabalho.

Mapeamento Perfil Comportamental

O Mapeamento de Perfil Comportamental, baseado na metodologia DISC, apresenta 4 perfis:

Comunicadores, Executores, Planeadores e Analistas (CEPA).

Cada um destes perfis apresentará uma determinada relevância num indivíduo. É importante recordar que não existem perfis melhores ou piores. Cada indivíduo terá determinadas características que representam essa mesma individualidade.

o

Uma das últimas tendências em Gestão de Recursos Humanos é a Gestão de Talentos. O que é afinal talento? Talento é a capacidade de alcançar resultados superiores. A compatibilidade da função com o perfil comportamental vão ditar melhores resultados na hora de tomar decisões.

A importância de conhecer as características do Perfil Comportamental

O ser humano é um ser social por natureza. Relacionamo-nos constantemente, mesmo os menos sociáveis de nós! Se compreendermos a forma como nos comportamos teremos muito mais facilidade em colaborar uns com os outros respeitando a individualidade. Esta condição de “ser social” está presente na nossa vida pessoal, familiar e profissional. Os 4 perfis comportamentais têm características muito bem definidas que nos ajudam a criar ligações mais empáticas quando temos conhecimento delas, já vamos explicar melhor, mas antes vamos mostrar algumas dessas características dos 4 perfis:

Principais características do Perfil Comportamental

Perfil comportamental - comunicador

Comunicador

Entusiasmado, optimista, relaciona-se facilmente e é comunicativo.

Gosta de estar no meio de pessoas.

executor

Executor

Autoconfiante, energético, corajoso, competitivo e é destemido.

Gosta de desafios.

Perfil comportamental - Planeador

Planeador

Estável, calmo, paciente, ritmo consistente, trabalha bem em equipa e é conservador.

Gosta de ter um plano.

Perfil comportamental - analista

Analista

Atento aos detalhes, preciso, organizado, diligente e é conservador.

Gosta de estudar.

Agora vamos desafiar os perfis comportamentais

Porquê desafiar? Porque compreendemos melhor o comportamento humano quando invertemos as situações, ora vejam:

Como desafiar um Comunicador?

Deixá-lo sozinho numa sala a trabalhar sobre aqueles documentos do Projecto X, que é preciso analisar com detalhe e fazer um relatório final!

O Comunicador não fará bem esta tarefa, é totalmente contra a sua natureza.

Como desafiar um Executor?

Vamos ler com atenção o manual do novo equipamento antes do tirar da caixa.

Não. O Executor é aquela pessoa que não aguenta explicações longas, ele quer colocar já a máquina a trabalhar.

Como desafiar um Planeador?

Pedir-lhe que faça parte de um projecto, sem objectivos definidos e um plano para seguir.

O planeador vai-se sentir perdido. Ele é aquele perfil que gosta do passo a passo, bem definido e partilhado com os colegas.

Como desafiar um Analista?

Delegue nele a responsabilidade de apresentar o novo conceito da empresa nos eventos de Networking.

O Analista vai sofrer! O Analista naturalmente é individual embora trabalhe em equipa, mas ele prefere fazer a análise do Projecto X!

Fica mais claro, verdade? As pessoas certas nos lugares certos são mais felizes no trabalho e vão mostrar o seu talento, é isso que se pretende numa equipa de trabalho, seja ela de pequena, média ou grande dimensão. Os impactos positivos de uma boa gestão motivacional conduzem a bons resultados na organização.

O mapeamento de perfil comportamental pode ser usado no autoconhecimento, na selecção e recrutamento, na formação e desenvolvimento pessoal.

Outras vantagens

» O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) associado ao teste permite potenciar os pontos mais fortes ou melhorar os pontos menos fortes que se revelem necessários para determinada função.

» No recrutamento o teste agiliza o processo de encontrar a pessoa certa para a função certa e economiza tempo e dinheiro. Os resultados são mais assertivos.

» No conhecimento de quem já trabalha ou vai ingressar na sua equipa, para entender como uma pessoa se desenvolve, qual é o seu modo de trabalhar, como se motiva e que categoria de conduta a caracteriza.

» No team-building aumenta a produtividade no grupo de trabalho, direccionando-o para as suas qualificações. Mostre ao grupo os pontos fortes e a desenvolver de cada membro da equipa.

» Na Motivação maximizando o compromisso e desempenho da sua equipa. Com o Mapeamento de Perfil Comportamental poderá trabalhar a energia da sua equipa.

» Na gestão de pessoas construindo uma gestão efectiva de relações interpessoais e profissionais. Os Gestores ou Líderes da sua empresa podem conduzir as suas equipas de forma eficaz.

Quer saber qual é o seu perfil?

Entre em contacto para esclarecer questões acerca do Mapeamento Comportamental