Onde actua?

De forma individual, no seu próprio consultório, atendendo e trabalhando as necessidades individuais do seu cliente;

Escolas e as demais instituições dedicadas ao ensino, ajudando alunos e os próprios professores na concretização dos seus objectivos;

Nas empresas, aumentando a performance dos seus colaboradores na obtenção de novas competências;

Em hospitais, clínicas e demais instituições de saúde onde se verifiquem situações de pessoas que por força de internamento prolongado perderam capacidades funcionais ou perda de memória.

O objecto de estudo e intervenção

A Psicopedagogia estuda e trabalha aspectos relacionados com a aprendizagem e as dificuldades que por vezes a ela estão associadas, portanto, o objecto de estudo e intervenção da Psicopedagogia é a aprendizagem e todos os mecanismos que nela interferem, positivos ou negativos.

Embora a Psicopedagogia esteja centrada no processo de aprendizagem formal e dos seus problemas, pode contribuir com o trabalho realizado na Educação Infantil, sobretudo na prevenção de futuros problemas de aprendizagem.

Ainda que o ser humano comece desde cedo a aprender ele nunca pára de estar sujeito a momentos de novas aquisições, quer seja no âmbito escolar, quer seja no âmbito profissional ou até mesmo quando já está reformado. Todas as etapas da vida do ser humano são recheadas de novas aprendizagens e em qualquer nova aprendizagem podemos sentir dificuldades para assimilar novos conceitos e novas estratégias. A Psicopedagogia actua em todas as fases da nossa vida.

O Psicopedagogo actua especificamente na aprendizagem, razão pela qual difere tanto da actuação de um Psicólogo, que não trabalha centrado apenas numa condição.